quinta-feira, 4 de março de 2010

Chega de tabu...

...falar de sexo não é crime!

Nós, da ETEC Diadema realizaremos ao longo desse primeiro bimestre o projeto "Sexo Sem Tabu" e postaremos nesse blog todos os nossos avanços e todas as nossas idéias, visando não somente conscientizar e informar a população proxima à nossa escola, mas sim expandir nosso objetivo o máximo possivel.

Afinal de contas... se é pra falar de sexo que seja sem meio-termos!

Por que esse tema?

É simples...

...Nunca antes os jovens ouviram tanto sobre sexo. Mas será que nós levamos – ou levaremos – todas as informações que nos é dada para a prática?
Diferente das gerações anteriores à nossa, temos tudo na palma da nossa mão: Revistas que abordam o tema, programas de televisão e livros que tiram nossas duvidas, sites sobre o assunto, além de ser obrigatório a educação sexual nas escolas particulares… Geralmente nossos pais até têm uma conversa aberta conosco. Há várias fontes de informação para o jovem atual ficar esperto e se prevenir.
Entretanto, segundo uma pesquisa realizada e publicada pela revista Veja, nunca antes aconteceram tantas burradas entre os jovens como agora. Eles recebem todo tipo de informação de todos os lugares e, ainda assim, na hora H não botam em prática tudo o que aprenderam, podendo resultar desde a gravidez indesejada de uma adolescente imatura até a Contração de Doenças Sexualmente Transmissíveis – as DSTs
Mas por que? Segundo a Veja, a causa seriam as palestras que informa, sim, mas de uma maneira monótona, desinteressando o jovem.
Isso chamou a atenção do grupo: Como fazer algo que, alem de informar e conscientizar possam lhe deixar interessados do inicio ao fim?
Portanto, o nosso tema – como já foi dito – é Sexo Seguro, e vamos falar sobre o assunto com vocês de um modo objetivo e sem tabus – terão palestras com especialistas sim – mas o grupo queria fazer algo um pouco mais prático: realizaremos oficinas, entrevistas, distribuiremos panfletos e (se tudo ocorrer bem) será feita distribuição de camisinhas – tanto masculinas como femininas, por que mulheres também têm camisinha – Sempre conscientizando e informando de modo a não virar um assunto que seja motivo de piadas.
É importante ressaltar que de modo algum (e é importante vocês ressaltarem isso para seus pais também) que o grupo não tem como objetivo incentivar o sexo para os adolescentes, mas sim atingir dois pontos-chave:
1. Colocar na cabeça de quem faz ou já fez sexo a ter consciência e da próxima vez se prevenir adequadamente e
2. Alertar e prevenir os jovens a, quando chegar a sua vez, você ter plena consciência de como está fazendo e tomar ciência que, uma vez feito sem prevenção, o sexo pode trazer sérias conseqüências.

Viu? Não foi tão dificil assim...

E esse é só o começo.

3 comentários:

  1. Concordo... se é pra falar vamos falar direito!

    Chega de besteiras... chega de meio-termo.. chega de tabu!
    e vamos botar isso pra funcionar xDD
    Mirinha

    ResponderExcluir
  2. muito interessante a ideia de vocês. que tudo de certo. \o

    ResponderExcluir
  3. Ta muito bom nosso trabalho, vai dar certo com certeza, vamos conseguir atingir todos os jovens, afinal, que adolescente não gosta de um bom papo sobre SEXO!!

    ResponderExcluir